|
Shopping Uberaba é exemplo de eficiência energética
22.04.05 · 14:58
Utilizando-se de conceitos e sofisticado software de conforto ambiental, o projeto de arquitetura considerou a direção do sol e dos ventos para refrescar o mall sem equipamentos mecânicos.
Quanto ao diferencial de temperatura externa e interna, apurou-se através de medições que esta chega a 4,2°C, se comparação for feita com a temperatura externa à sombra.
"No início, tinhamos dúvida se funcionaria", diz o superintendente do Shopping, "tanto é que no dimensionamento do tanque foi prevista a possibilidade de haver necessidade de climatizar o mall. Solicitamos ao projetista do ar condicionado - DATUM - que dimensionasse para a situação mais crítica entre climatizar o mall ou a futura expansão (que ora realizamos). O dia-a-dia nos provou que não havia esta necessidade."
Agora o shopping está utilizando esta "sobra" de água gelada em suas novas lojas.
Com apenas 1260 kWh de média mensal de consumo de energia para a produção de água gelada no horário de pico (19 às 22h), o Shopping Uberaba foi incluído no Caderno de Boas Práticas do Procel/IAB como empreendimento de grande eficiência energética.
Quem explica é Guilherme Vilela, superintendente do Shopping: "esta subestação atende exclusivamente ao ar condicionado. Como se sabe, o sistema fuciona por termo-acumulação, ou seja, gela-se a água durante o horário fora de ponta que é armazenada no tanque. No horário de ponta desligam-se todos os chillers e utiliza-se a água armazenada. A única energia consumida na ponta (estes 1260 kWh) é a das bombas de circulação, que enviam a água gelada para os fan-coils das lojas. Nas três horas de ponta há um pequeno aquecimento na temperatura da água do tanque que está dentro do projetado."
|
|
|
|